Arte Mesopotâmica



 

Arquitetura

A arquitetura, a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O Zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumérias. Nas construções empregaram a argila, ladrilhos e tijolos.




Esculturas

Muitas obras de escultura mesopotâmica se perderam por terem sido executadas em argila. Estátuas de pedra ou outros materiais mais resistentes são raras, e representam sempre a realeza ou altos dignatários.

Pintura

Na pintura os artistas se utilizavam de cores claras e reproduziam caçadas, batalhas e cenas da vida dos reis e dos deuses. Eles não pintavam muito pois a principal pratica era a arquiteura, e tambem muitas pinturas se perderam pois eram feitas com folhas antigas e fracas.






Cerâmica e ourivesaria

A produção de objetos de cerâmica alcançou notável desenvolvimento entre os persas, que utilizavam também tijolos esmaltados. Além disso, na Mesopotâmia a ourivesaria era uma das atividades artísticas mais importantes. Estatuetas de cobre, colares e braceletes, assim como utensílios trabalhados em ouro e prata com incrustações de pedras eram muito comuns, e com estilos variados dada a diversidade de povos que ocuparam a região.





Música e dança

A música na Mesopotâmia, principalmente entre os babilônicos, estavam ligada ã religião.

Quando os fiéis estavam reunidos, cantavam hinos em louvor dos deuses, com acompanhamentos de músicas. Esses hinos começavam muitas vezes pelas expressões:"Glória, louvor tal deus...".

O canto também tinha ligações com a magia.

A dança, que é o gesto, o ato reforçado, se apóia em magia sobre leis da semelhança, Ela é mímica, aplica-se a todas as coisas: - há danças para fazer chover, para guerra, de caça, de amor etc.





Literatura

Da lituratura mesopotâmia sobraram diversos textos e fragmentos, muitaos ainda em vias de decifração e tradução. Uma característica comum à maioria dos textos é sua origem estatal, especiamente no caso da religião e dos negócios. Há ainda crônicas sobre os feitos dos governantes e dos deuses, hinos, fábulas, versos, além de anotações de comerciantes. Tudo isso encontra-se registrado em tábuas de argila, em escrita cuneiforme, assim denominada porque seus caracteres têm forma de cunha. Destancam-se o "Mito da Criação" e a "Epopéia de Gilgamesh" - aventura de amor e coragem desse herói deus, cujo objetivo era obter a imortalidade.



Política

Naquela época o rei era quem tinha maior poder político,porque acreditava que ele era um enviado dos Deuses.Naquela época o rei mandava em: Político, Militar e Religioso. Existia um código que possuia normas chamado código de Hamurábi que possui 282 normas, e quem desobedecesse ganha uma punição.

Economia

A economia da Mesopotâmia era baseada nos rios Tigres e Eufrates, porque que era nele que se praticava agricultura e a pecuária, a economia da Mesopotâmia era muito parecida com a do Egito pois as duas de pendiam dos rios. Por causa dos rios Tigres e Eufrates a agricultura e a pecuária era muito praticada na Mesopotâmia.